Make your own free website on Tripod.com
MUNDIGEO
Primeira Guerra Mundial
Home
Década de 90: A Década da pobreza
A História da Organizações Econômicas
As Origens do Mundo Atual
Iraque
Fotos da Nova ( Des ) Ordem Mundial
ALCA
Segunda Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa - 1917
Crise no Capitalismo - 1929
Mundo Pós-Guerra
Nova Ordem Mundial
Tríade Mundial
Neoliberalismo
Xenofobia
Angola
Globalização e a Divisão Internacional do Trabalho
Brasil
Estados Unidos
Cuba
México
China
6º Série
7º Série
Espaço Geográfico
Modo de Produção
João Paulo II
Yasser Arafat
8º Série
1º Ano
2º Ano
Os Efeitos Negativos da Globalização
3º Ano
Globalização e Reginalização do Espaço Mundial
A Reginalização do Espaço Mundial
A Bipolarização e a Guerra Fria
A Multipolaridade e os Blocos de Poder
A Multipolaridade e as Tensões e Conflitos Emergentes
A Globalização e a Divisão Internacional do trabalho
A Globalização e Contarstes Regionais
A População Mundial
O Crescimento Demográfico no Mundo e a Produção de Alimentos
Distribuição Espacial e Mobilidade
A Estrutura da População Mundial
A Distribuição da População por Setores de Atividade
Etnias e Racismo
Urbanização,Metropolização e Pobreza
Etapas da Industrialização
A Importância da Industrialização no Mundo Conteporâneo
Os Impactos da Tecnologia na Economia Mundial
Tecnologia de Ponta e as Novas Localizações Industriais
A revolução Técnico-científica e a reorganização do espaço
O Papel dos Transportes e das Comunicações na Redução dos Custos de Produção.
O Comércio Internacional na Nova Ordem Mundial.
A Importância dos Recursos Energéticos nas Sociedades de Consumo.
As Fontes Tradicionais e Alternativas de Energia.
A Problemática Energética da Atualidade.
Meio Ambiente e Paisagens Naturais .
Problemas Ambientais Rurais e Urbanos.
A Degradação do Meio Ambiente.
Políticas Para o Aproveitamento dos Recursos Naturais.
Desenvolvimento e Questão Ambiental.

Cenário Mundial



A Primeira Guerra Mundial (1914 - 1918)



No final do século XIX, a Necessidade de Novas Fontes de Matérias-Primas e de Mercados Consumidores provocou uma série de guerras localizadas entre os países industrializados. Essas guerras tinham como objetivo a Conquista de Territórios e a Ampliação do Império Colonial. Existia uma Corrente do Pensamento Geográfico por trás disso tudo: Era o Determinismo Alemão e a Teoria do Espaço Vital de Ratzel!

Com a entrada dessas novas potências (Itália, Alemanha e Japão) industriais na luta pela posse de novos territórios, os confrontos imperialistas foram ficando cada vez mais acirrados.

Agora com as Potências querendo Colonizar a Ásia e a África, para ampliar o mercado mundial, o conflito estava se tornando cada vez mais intenso, assim o conflito direto entre as nações industrializadas seria inevitável.

O aprofundamento dessas rivalidades levou os países a criarem um forte Sistema de Alianças. Em 1882 a Itália, a Alemanha e a Austria-Hungria formaram a Tríplice Aliança. Em 1907, a Inglaterra, a França e a Rússia estabeleceram a Tríplice Entente.



Por que só depois de 25 anos surgiu a Tríplice Entente?





A desagregação do Império Otomano, que dominou por séculos essa vasta região da Europa, passou a ser uma nova frente de disputa imperialista.



O que levou a desagregação do Império Otomano?





O império Austro-Húngaro controlava a Bósnia-Herzegovina, e acabou anexada em 1908. Essa situação feriu os interesses da Sérvia, que por sua vez também tinha o interesse de controlar a Bósnia, pois ali se concentrava uma maioria Sérvia.

Em 26  ou como trazem a maioria dos livros, 28 - de Junho de 1914, o Estudante Gravilo Princp, que não concordava com a presença da Áustria-Hungria nos Bálcãs, assassinou o Arqueduque Francisco Ferdinando, o herdeiro do trono Austro-húngaro.

Então o assassinato do arqueduque foi o fato decisivo para dar-se início a 1ª Guerra Mundial.

A Itália, que pertencia à Tríplice Aliança, declarou neutralidade e mais tarde, junto com o Japão, lutou contra seus ex-aliados.



Por que a Itália declarou-se neutra e depois foi lutar com o Japão contra seus ex-aliados?



Fim da Guerra, os países Europeus com as Plantações arrasadas e a Industrialização Interrompida, passam a depender dos Estados Unidos para organizar-se economicamente e abastecer-se.

Os Estados Unidos já como Potência Econômica e principal credor da Tríplice Entente (França, Rússia e Inglaterra), declara guerra à Alemanha em 1917.

Em Julho de 1918, as Tropas da França, da Inglaterra e dos Estados Unidos realizaram uma investida decisiva conseguindo a redenção da Áustria, da Bélgica e da Turquia. A guerra para Alemanha só terminou alguns meses depois, com a renuncia do Kaiser alemão e a rendição incondicional desse país.





Por que uma Guerra?



A produção era cada vez mais intensa e o consumo também. Então para isso continuar era preciso novas fontes de matérias-primas e novos mercados de consumo. Com tantos países, com os mesmos interesses era natural que surgissem divergências.







Outras Causas:



· Nacionalismo  Que separava esses países de maneira irreconciliável;

· Ambição Territorial Vários países querendo as mesmas terras;

· Hostilidades Entre As Nações  Acabou dando origem a dois grandes blocos de países:

8 Tríplice Aliança  Áustria, Alemanha e Itália;

8 Tríplice Entente  Rússia, Inglaterra e França;



Como o clima na Europa era de muita tensão, vivia-se numa expectativa de guerra a qualquer momento, essa situação passou a ser chamada de Paz Armada.

Durante a formação dos blocos não houve guerra, só em 1914. Por esse motivo só 25 anos depois surgiu a Tríplice Entente.



A Causa Imediata



O assassinato do herdeiro do Trono Austríaco, o arqueduque Francisco Ferdinando, em Sarayevo, capital da Bósnia.



Lembre-se: causa imediata não significa dizer que seja a causa verdadeira como dizem os livros da História Oficial. Não Podemos esquecer que esse é um conflito essencialmente Capitalista provocado pela disputa entre as potências européias que desejavam mercados consumidores!!!





As Etapas da Guerra:



· Primeira  1914: Caracteriza-se pela movimentação de grandes exércitos;

· Segunda  1915 - 1916: Do equilíbrio de forças resultou uma guerra de Trincheiras, em que o território era disputado palmo a palmo. A 23 de Maio de 1915 a Itália rompeu com a Alemanha e entrou na guerra ao lado da França e da Inglaterra.

· Terceira  1917 - 1918: Em 1917 ocorreram dói acontecimentos de grande importância:



8Na Rússia, uma Revolução derrubou o Czar Nicolau II. Sob a liderança de Lênin foi implantada um regime Socialista. Em seguida, o Governo Revolucionário entrou em contato com a Alemanha e assinaram um tratado pondo fim as hostilidades entre os dois países. Começa a surgir o Segundo Mundo. Este se intensifica a partir de 1922 com a criação da União das Repúblicas Socialistas Soviética, a URSS.

8 Outro acontecimento importante foi à entrada dos Estados Unidos ao lado da Tríplice Entente, fortalecendo as oposições dos inimigos da Alemanha e contribuindo para o fim da Guerra.





Em 1918, a Áustria e a Alemanha foram obrigadas a assinar um Armistício (suspensão temporal de guerra).



Conseqüências da Guerra:





Mesmo com os pises destruídos, o Nacionalismo Agressivo e o Imperialismo continuaram latentes, esperando novas oportunidades para se manifestar.

Com o Tratado de Versalhes, a Alemanha foi responsabilizada pela guerra e obrigada a aceitar várias penalidades. Esse tratado baseou-se nos chamados 14 Pontos de Wilson. As decisões foram tomadas pelos Quatro Grandes:



8 Estados Unidos: Woordron Wilson;

8 Itália: Orlando;

8 França: Clemenceau;

8 Inglaterra: Lloy George;



Algumas Penalidades:





A Alemanha teve de entregar material bélico e de transportes aos países vencedores. Foi proibida rearmar-se. Cedeu a região do Sarre à França por quinze anos. Teve que renunciar as suas colônias.



Com Todas Essas Penalidades Como é Que a Alemanha Conseguiu Se Reerguer E Se Fortalecer Para A Segunda Guerra?





As novas fronteiras definidas pelos Tratados do Pós-Guerra eram instáveis, pois abrigavam, num mesmo território, povos germânicos e poloneses, germânicos e tchecos, mulçumanos e sérvios.

O conflito entre as diversas nacionalidades, que compartilhavam o mesmo espaço nacional, gerou uma instabilidade permanente, com graves conseqüências para a geopolítica atual.

Com o fim da Guerra foi criada a Liga das Nações, que devia evitar novos conflitos, mas, como sabemos, não teve êxito.



---------------------------------------------------------------------------------------



8 Nacionalismo  Doutrina que reivindica para a nação o direito de praticar uma política voltada unicamente para seus interesses;



8 Kaiser  Designação do Imperador da Alemanha, após a sua unificação, no século XIX até o fim da Segunda Guerra.







Não Esqueça:



*O Assassinato do Arqueduque não é fator decisivo para a Guerra. Esta mais cedo ou mais tarde acabaria por acontecer, pois tínhamos inúmeros interesses das Potências Capitalistas! Esta Guerra é uma Redistribuição dos Mercados Mundiais ocasionada pelo Sistema Capitalista.

* O estudante que assassinou Francisco Ferdinando, pertencia à Sociedade Secreta Mão Negra, que era um grupo formado por Nacionalistas Sérvios. 

Veja que nesta época já tínhamos Grupos Terroristas. Terrorismo é a maneira encontrada pelas minorias de serem ouvidas! Não é algo atual como querem que entendemos os dirigentes do mundo, principalmente o senhor Bush.





Clique Aqui Para Fazer O Exercício





Exercício:



1. Quando os Estados Unidos entraram na guerra, o conflito acabou. Será que a guerra não estava sendo deliberadamente prolongada por aqueles que possuíam o poder de terminá-la?

2. Os Soldados sabiam o por quê da guerra?

Na época da Primeira Guerra Mundial não havia televisão e a horrível realidade do conflito dificilmente era compreendida por aqueles que não participavam dela. Será que se houvesse televisão mostrando como se mostra hoje, a guerra não duraria menos tempo, devido aos protestos como se faz hoje?