Make your own free website on Tripod.com
MUNDIGEO

3º Ano

Home
Década de 90: A Década da pobreza
A História da Organizações Econômicas
As Origens do Mundo Atual
Iraque
Fotos da Nova ( Des ) Ordem Mundial
ALCA
Segunda Guerra Mundial
Primeira Guerra Mundial
Revolução Russa - 1917
Crise no Capitalismo - 1929
Mundo Pós-Guerra
Nova Ordem Mundial
Tríade Mundial
Neoliberalismo
Xenofobia
Angola
Globalização e a Divisão Internacional do Trabalho
Brasil
Estados Unidos
Cuba
México
China
6º Série
7º Série
Espaço Geográfico
Modo de Produção
João Paulo II
Yasser Arafat
8º Série
1º Ano
2º Ano
Os Efeitos Negativos da Globalização
3º Ano
Globalização e Reginalização do Espaço Mundial
A Reginalização do Espaço Mundial
A Bipolarização e a Guerra Fria
A Multipolaridade e os Blocos de Poder
A Multipolaridade e as Tensões e Conflitos Emergentes
A Globalização e a Divisão Internacional do trabalho
A Globalização e Contarstes Regionais
A População Mundial
O Crescimento Demográfico no Mundo e a Produção de Alimentos
Distribuição Espacial e Mobilidade
A Estrutura da População Mundial
A Distribuição da População por Setores de Atividade
Etnias e Racismo
Urbanização,Metropolização e Pobreza
Etapas da Industrialização
A Importância da Industrialização no Mundo Conteporâneo
Os Impactos da Tecnologia na Economia Mundial
Tecnologia de Ponta e as Novas Localizações Industriais
A revolução Técnico-científica e a reorganização do espaço
O Papel dos Transportes e das Comunicações na Redução dos Custos de Produção.
O Comércio Internacional na Nova Ordem Mundial.
A Importância dos Recursos Energéticos nas Sociedades de Consumo.
As Fontes Tradicionais e Alternativas de Energia.
A Problemática Energética da Atualidade.
Meio Ambiente e Paisagens Naturais .
Problemas Ambientais Rurais e Urbanos.
A Degradação do Meio Ambiente.
Políticas Para o Aproveitamento dos Recursos Naturais.
Desenvolvimento e Questão Ambiental.

RECUPERAÇÃO DO 3º ANO

1.(Jogli 2004) Vivemos num mundo cada vez mais interconectado em termos culturais e econômicos, unificado financeiramente dirigido por inúmeras organizações transnacionais, é o chamado mundo globalizado, principal característica da Nova (Des)Ordem Mundial. Sobre esse período é correto afirmar que:



1. A Guerra agora é travada nas bolsas de valores de mercadorias em todos os mercados, as estratégias e táticas são traçadas pelos grandes corporações transnacionais.



2. A invasão de agora é silenciosa de mercadorias, capitais, serviços, mais eficientes do que os exércitos.



3. Os países se organizam em blocos para garantir mercado, complementar sua economia e se fortalecer.



4. Esta Nova Ordem Mundial resolveu os problemas parcialmente, pois antes as guerras eram mundiais e hoje são conflitos localizados.



5. A Globalização trata-se de um processo exclusivamente econômico liderado pela ação das empresas transnacionais, agora chamada firmas globais.



6. Esta Nova Ordem Mundial acabou gerando uma maior segurança em relação à melhoria dos padrões sociais, pois é visível a informatização de toda a sociedade.



Os Itens corretos são:



a) VVVFFF.

b) VVVVFF.

c) FFFVVV.

d) VVVFFV.

e) FVFVFV.



2. (PUC RIO 2003) Em um discurso realizado nos Estados Unidos, em 1946, o ex-primeiro-ministro britânico Winston Churchill referiu-se à crescente influência soviética sobre países do leste europeu e assinalou o início de divergências e polarizações que caracterizaram a "Guerra Fria".
Declarou que:

De Stettin, no Báltico, até Trieste, no Adriático, uma cortina de ferro desceu sobre o continente.
Os antigos aliados tinham-se tornado adversários, e o mundo estava dividido entre dois blocos político-ideológicos - capitalistas e socialistas -, que se enfrentariam em escala mundial.

a) IDENTIFIQUE E EXPLIQUE duas iniciativas tomadas pelo governo americano com a finalidade de conter o avanço soviético na Europa.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.

b) As disputas e confrontos da Guerra Fria não se restringiram ao território europeu.
INDIQUE dois exemplos que caracterizaram as tensões entre americanos e soviéticos, fora do território europeu.

_______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



3. Qual era o grande conflito na Ordem Bipolar? Quais são os grandes conflitos nos dias de hoje?

_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



4. . Em que constituiu a Guerra Fria?

__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



5. Num mundo dominado nos dias atuais, pela ciência e pela técnica exige do homem um conhecimento cada vez maior, pelo menos para poder operar um sem-número de aparelhos, através dos quais realiza suas atividades vitais trabalhar, estudar, transportar-se, divertir-se.

Nessas condições o atual espaço produzido pelo homem constitui um ambiente de vida que pode ser chamado de Meio Técnico-científico. Sobre esse espaço podemos afirmar:

I. Surge através do avanço da ciência e da tecnologia, novas descobertas técnicas, voltadas para a produção: a tecnologia.

II. A corrida tecnológica objetiva a acumulação de riquezas, a produção diversifica-se, os bens produzidos tornam-se obsoletas, ocasionando maior consumo de recursos naturais à disposição dos homens.

III. Ao mesmo tempo a natureza é cada vez mais usada, às vezes esgotada e não raro destruído, o espaço torna-se mais artificializado, isto é, a relação homem natureza passa a ser medida pelas conquistas nas técnicas alimentadas pelos homens.

Está (ão) correta(s):

a) Somente I.

b) Somente II.

c) Somente III.

d) Todas.

e) Nenhuma.



6. (Jogli - 2003) A Globalização é o resultado de fatos históricos e políticos que vem acontecendo há séculos. Podemos dizer que ela começou com as Grandes Descobertas dos Navegantes Espanhóis e Portugueses... continuou pela industrialização e pela sofisticação dos Meios de Transportes e na Comunicação, mas se firmou mesmo com o domínio do capital financeiro e a verdadeira revolução nas comunicações e da informática no final do século XX. O mundo foi ficando pequeno e hoje uma crise na bolsa de valores de um único país da Ásia abala a economia do mundo inteiro.

De acordo com o texto marque a alternativa que sintetiza o fenômeno da Globalização.

a) Na verdade a Globalização começou no Império Romano, quando Roma mantinha relações comerciais e subordinava outras nações que estavam além de suas fronteiras.

b) A Globalização se inicia com o capitalismo e as Grandes Navegações Marítimas.

c) A Globalização se inicia com o capitalismo e as Grandes Navegações Marítimas e o que possibilitou seu surgimento no primeiro momento foi o avanço nos Meios de Transportes e logo depois o avanço dos Meios de Comunicação.

d) O conceito oficial de Globalização diz que é uma integração econômica entre as nações, porém ao analisarmos criticamente só participam dela as nações que têm algo a oferecer (matéria-prima e mão-de-obra barata).

e) Todas estão corretas.



7. .(Jogli 2003) O mundo mudou muito nesses últimos 15 anos. Mudou tanto que não sabemos mais ao certo como dividi-lo em regiões. Uma alternativa a bipolarização Estados Unidos e União Soviética seria a tríade, um mundo com três pólos. Além dos Estados Unidos, exercendo influência sobre a América Latina, teríamos outras duas grandes regiões de influência: a União Européia, formada pelos países da Europa Ocidental, com influência sobre a Europa Oriental e a África e o Bloco Asiático liderado pelo Japão.

Marque a alternativa que expressa bem essa tríade mundial.

a) A tríade mundial é na verdade uma conseqüência da globalização que surgiu para o geógrafo no Império Romano e possibilitou o desenvolvimento de várias nações.

b) A tríade mundial é na verdade uma conseqüência das Grandes Navegações Marítimas e foi aí que surgiu, para o geógrafo, a globalização.

c) A tríade mundial é uma conseqüência do final da Guerra Fria.

d) A tríade é uma conseqüência do desenvolvimento dos meios transportes.



8. Fale o que foi a Perestroika e a Glasnost.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



9. Fale criticamente sobre os principais problemas enfrentados pela Rússia na transição Socialismo/Capitalismo.

____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________.



10. Como explicar o Fim do Império Soviético.